“Quereis cultivar a inteligência de vosso aluno,
então cultivai as forças que ela deve governar
(...) Se o andásseis sempre dirigindo, sempre lhe
dizendo: vai, vem, fica aqui, faz isto, não faças
aquilo. Se vossa cabeça sempre dirigir os seus
braços, a dele se tornará inútil”.
(Jean Jacques Rousseau)


" Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias."

Augusto Cury



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VOGAIS


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR AS VOGAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1º – Sempre cantar músicas, pois as crianças aprendem mais fácil;
2º Atividades de coordenação motora: Caixa de areia, escrita no ar, andar sobre a letra no pátio do colégio ou na sala de aula;
3º Atividades de colagem sobre a letra com: barbante, papel crepom, papel picado, EVA;
Observe que no Maternal a criança não escreve, só identifica as vogais.
4º Conte uma história com avião, faça dobradura de avião e dê para as crianças brincarem.
5º Você pode introduzir neste momento a atividade de cobrir pontilhados e será assim até a criança ter total domínio da escrita correta das letras (Isto também pode ser aplicado aos números).
6º Você trabalha com a vogal A pelo menos duas semanas seguidas. Você deve apresentas as quatro formas, como na imagem abaixo:

No Maternal, você trabalha somente a letra caixa alta .
7º Faça um cronograma mensal para saber quando poderá trabalhar com a vogal seguinte e assim organizar as atividades que serão aplicadas.
No Jardim II, você trabalha cada vogal somente por uma semana, pois terá que introduzir as famílias silábicas ao longo do ano e trabalhar todo o alfabeto. Lembrando que para introduzir o alfabetom use histórias ou músicas . Conforme a postura do professor, poderá ser trabalhado dois padrões ao mesmo tempo.
8º Para introduzir as vogais, use caixa surpresa.
9º Depois de introduzir a segunda vogal, você pode (e deve) ficar revisando a vogal anterior, para não confundir a cabecinha da criança. Você deve ficar trabalhando com a mesma vogal por uma semana, na semana seguinte só revisando e assim sucessivamente: Uma semana letrinha nova, semana seguinte as duas já conhecidas. Isto significa um intervalo entre uma vogal nova e outra já conhecida. (Neste intervalo, você pode apresentar os números).
Nesta sequência teremos:
Março: Vogal A (1ª e 2ª semana)
Vogal E (3ª e 4ª semana)
As duas juntas – última semana do mês
Abril – Vogal I (1ª e 2ª semana)
As três vogais (3ª semana)
Vogal O (4ª semana)
Maio: Vogal O (1ª semana)
As quatro juntas (2ª semana)
Vogal U (3ª e 4ª semana)
Junho – revisão durante todo o mês de todas as vogais.
11º Para revisar todas as vogais, você pode montar um livrinho com a seguinte sequência de atividades para todas as letras:
Recorte de várias formas da vogal em estudo de jornais, livros e revistas
Recorte de diversas palavras que iniciam com a vogal;
Colagem de objetos cujos nomes iniciam com a letra em estudo;
Uma música

3 comentários:

  1. excelentes sugestões e atividades. vou aplicar em minha turminha, pois achei muito renovadora
    . seu que vai ser um sucesso. obrigada. aceito sugestões. se possivel enviar pro meu email. euridespn@hotmail.com

    ResponderExcluir