“Quereis cultivar a inteligência de vosso aluno,
então cultivai as forças que ela deve governar
(...) Se o andásseis sempre dirigindo, sempre lhe
dizendo: vai, vem, fica aqui, faz isto, não faças
aquilo. Se vossa cabeça sempre dirigir os seus
braços, a dele se tornará inútil”.
(Jean Jacques Rousseau)


" Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias."

Augusto Cury



domingo, 23 de janeiro de 2011

ENFEITES!!!



Esse fichário eu enfeitei para os meus planos de aula




Esse relógio eu fiz para enfeitar a minha salinha




Esse painelzinho eu fiz para fixar o calendário.


Como eu amo ouvir e contar histórias, enfeitei essa caixa para fazer um palquinho de teatro de fantoches. As crianças adoram brincar com ele e criar historinhas.



Essa janelinha eu confeccionei para registrar o tempo.




Esse é mais um potinho que pode ser usado paea guardar pincel, palitos
ou o que a imaginação permitir.

Então, vamos dar asas à imaginação e começar produzir peças lindas para
a decoração da salinha?!
Beijinhos!!!

MAIS IDEIAS !!!!!!


PORTA TRECOS 
IDEIAS INSPIRADAS NO BLOG DA JACIRINHA
FORAM FEITOS COM EMBALAGEM VAZIA DE LENÇOS UMIDECIDOS
 A ESTANTE FICA TODA ENFEITADA E AS COISINHAS TODAS ORGANIZADAS.



PORTA TRECO ABELHINHA




PORTA TRECO SAPINHO




PORTA TRECO JOANINHA




POTINHO PARA GUARDAR GIZ DE CERA

"AQUILO QUE GUARDAMOS PARA NÓS, ACABAMOS PERDENDO UM DIA,
AQUILO QUE DAMOS, CONSERVAMOS PARA SEMPRE".
J. PAUL SCHMIT

PREPARANDO PARA O INÍCIO DAS AULAS


Então pessoal, acredito que vocês já estejam se preparando para o grande dia: o início das aulas!
Estou postando aqui algumas ideias de decoração de sala para os pequeninos. Essas ideias foram todas inspiradas no Blog da Jacirinha, lá vocês vão encontrar muita coisa linda, fácil e legal para encantar os seus aluninhos no lugar que será para eles um encanto: a sala de aula


PLAQUINHA DE BOAS VINDAS

FAIXA NUMÉRICA PARA ENTRAR EM CONTATO 
COM OS NUMERAIS E SUAS QUANTIDADES

PROJETO VOLTA AS AULAS

MAIS UMA IDEIA PARA ALFABETIZAR BRINCANDO - 

Image du Blog perolascraps.centerblog.net


VAMOS MONTAR MAIS UM PAINEL DE VOGAIS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS BRINCANDO ATRAVÉS, ALÉM DAS CRIANÇAS ADORAREM , IRÃO APRENDER BRINCANDO.







DICA: PEÇA PARA QUE OS ALUNOS TRAGAM REVISTAS E RECORTEM FIGURAS QUE SEJAM COM O INICIO DE CADA VOGAL E POR ULTIMO PALAVRAS COM O INICIO DE CADA VOGAL.O IMPORTANTE É FAZER COM QUE A CRIANÇA TENHA VONTADE DE APRENDER , E COM ESSA TECNICA DE APRENDER BRINCANDO A CRIANÇA APRENDE MUITO MAIS. 

PROJETO VOLTA AS AULAS

Objetivos: 

Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.


Segunda-feira:


- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;Pinturas; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.


Terça-feira:


- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Aprendendo as músicas da rotina.
-Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento
- Avaliação do dia e preparação para a saída




Quarta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira para fixação do nome dos alunos.
- Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
- Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
- Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Quinta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: ler um livrinho de estória
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Desenho : minha escola.
- aprendendo as músicas da rotina
- Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Sexta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.
- Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda...
- Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.


Esse é o primeiro projeto que realizarei com meus alunos de pré escola.

ORGANIZANDO OS ESPAÇOS NA SALA DE AULA












Estamos de férias e já estamos pensando como serão os espaços na sala de aula!! rs

Projeto Amizade



OBJETIVO GERAL: Nos não vivemos sozinhos. Alem das pessoas da nossa família existem outras que merecem nosso carinho e amizade. 

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Dizer quem são nossos amigos e como devemos tratá-los.

INCENTIVO INICIAL: Levar um pequeno cartaz que contenha figuras de animais invertebrados, principalmente insetos como besouro, joaninha, gafanhoto, etc.; para que os alunos saibam diferenciá-los e dizer que são quase todos da mesma família porque são parecidos.

DESENVOLVIMENTO DA AULA: Dizer aos alunos que alem de nossa família existem crianças que brincam juntas na rua ou que freqüentam a mesma escola, que convivem conosco. Estes são nossos amigos e devemos sempre tratá-los com boas maneiras, com carinho, fazer pequenos favores e não brigar.
Narrar a historia: O Besouro invejoso 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: Pintura e colagem. 

O BESOURO INVEJOSO

Vocês já foram passear na roça? Vocês já viram que `a noite , em alguns lugares escuros há um bichinho que tem luz muito bonita? Ah! E o vaga-lume. 
Pois bem, da janela de sua toca, o besouro fungava aborrecido, olhando a lanterna verde que o vaga-lume acabara de acender. Quanto brilhava! Parecia uma pequenina estrela caída do céu. Tão linda! 
O besouro era assim. Sempre queria ser igual aos amigos, aos vizinhos, aos parentes.
Quando o gafanhoto comprou uma casaca verde e apareceu todo bonito na festa dos bichinhos, ele ficou de boca aberta – querendo ser como o gafanhoto. Voltou para casa aborrecido e tristonho. 
_O que aconteceu – perguntou-lhe a mulher. Ele não respondeu e foi dormir todo zangado.

 mesmo aconteceu quando ele ouviu o canarinho cantando. 
_Que voz linda. – pensava ele. – E eu não sou capaz de fazer um assobio. 
E assim, sempre querendo ser como os outros, era um besouro triste. 
Mas, o que mais irritava mesmo era o vaga-lume, pois, pensava ele: 
_O vaga-lume não e um bichinho como eu? Por que tem ele aquela lanterna verde tão bonita e eu não tenho? 
De tanto se aborrecer com isso, o besouro resolveu abandonar tudo e ir morar sozinho na floresta. Mas ele ia tão afobado, tão raivoso, que não vendo os galhos secos de uma arvore estes lhe feriram os olhos. 
_Ah! Que dor nos lhos! Quase não vejo nada... Como poderei caminhar? 
E ficou parado por instantes quando ouviu uma vozinha: 
_Que bichinho bonito, como ele tem as patas bem feitas. São tão bonitinhas as suas patas! Como e o seu nome? 
Mas, o besouro com olhinhos machucados não viu a formiga e como a formiga havia falado em bichinho bonito, ele não pensou que fosse com ele. 
Fale o seu nome, eu sou a formiguinha. 
_Esta falando comigo? Eu me chamo besouro. Machuquei os olhos nestes galhos. 
_Espere um pouco, vou buscar água fresquinha para banhá-lo e num instante ficara bom. 
Enquanto ele esperava, ouviu outra voz: 
_Que bichinho interessante! Tão bonitinho! Ele tem o corpo coberto por uma capa preta! 
_Isso não é capa preta, são minhas asas... 
_Ah! Você tem asas! Pode voar. Oh! Como você e feliz! 
Enquanto isso, a formiguinha já tinha chegado. Lavou os olhos do besouro, pôs uma pomadinha e ele passou a enxergar bem. Pode ver, então, que quem falava com ele era a minhoca. E olhando ao seu reComeçou a pensar... Olhou para as suas patinhas... Tão bem feitas. Olhou para suas asas fortes... Sem elas nunca poderia voar. E tão depressa... 
E o besouro continuou pensando:
_Estes bichinhos não têm nada disso e vivem contentes, nem ficam irritados por não serem como eu sou... Ah! Eu também vou procurar viver alegre com o que eu tenho e não ficarei mais triste com a beleza do vaga-lume, nem de bicho algum.
dor viu tantos bichinhos... Uns pequenos, outros rastejando pelo chão, e, apesar de tudo viviam felizes.



Autor História: Desconhecido

Projeto Circo



Duração: Duas Semanas

Justificativa: O mundo do Circo é um mundo mágico, onde a arte e a alegria estão presentes no dia a dia de quem vive esse mundo. Pretendemos neste projeto trazer para a sala de aula um ambiente de magia e colorido, onde a criança poderá junto com o educador desenvolver sua imaginação e desenvolver experiências comuns, por vezes pouco exploradas.

Objetivo Geral:
- Conhecer o universo circense.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver o gosto pelas artes circenses;
- Valorizar os profissionais do circo;
- Conhecer diferentes animais e brincadeiras do circo;
- Estimular a criatividade, imaginação, socialização e integração;
- Desenvolver a atenção e raciocínio.

Atividades desenvolvidas:
- Músicas e dança com o tema;
- Produção de textos e contação de histórias;
- Pinturas no papel e no rosto;
- Confecção de cartazes com montagens e recortes;
 - Confecção de máscaras, quebra-cabeças, touca de palhaço, fantoches de meia;
- Atividades de matemática utilizando de números e formas geométricas;
- Trabalhar expressões fisionômicas utilizando do espelho;
- Apresentação e teatro (desenvolvido pelos professores).

Resultado do Projeto:
Trabalhar o Projeto Circo foi simplesmente mágico.  Nas duas semanas de desenvolvimento do projeto trabalhamos com as crianças as atividades que lhes proporcionaram desenvolver as habilidades artísticas, de coordenação, de socialização, interação, participação e raciocínio. Tivemos o dia da pintura, dia da colagem, dia da música, dia da dança, dia do malabarismo, dia das atividades ao ar livre, dia da brincadeira livre. Cada professora ficou responsável em desenvolver suas atividades com sua turma dentro da sala de aula. Trabalhamos também as cores, formas geométricas, animais do circo, animais domésticos e selvagens, letras e números.
Eu como não faço parte da equipe escolar, trabalhei no Projeto como voluntária, participando das atividades de encerramento onde fizemos uma apresentação caracterizada de palhaços,
Participamos também das brincadeiras livres, onde jogamos, pulamos e dançamos, brincamos de pega pega, esconde esconde com a garota. Durante a apresentação no pátio iniciamos com uma breve introdução sobre o tema onde conversamos com as crianças sobre o circo, os animais, os palhaços, malabaristas e outras brincadeiras, em seguida apresentamos um show de mágica, e apresentação de dança.
Procuramos na apresentação desenvolver mágicas que trabalhassem números, cores, letras, tudo para desenvolver o raciocínio, percepção e atenção.
Muitas das mágicas(truques) tiramos do site X Tudo.
Durante a apresentação era servido para as crianças pipoca, quem servia eram as próprias crianças vestidas de palhaço, uma graça.
Toda a equipe da creche se empenhou em dar o melhor para as crianças, as professoras equipe pedagógica e administrativa trabalharam com afinco e dedicação para proporcionar a criança um ambiente realmente circense, foi montado no pátio da escola uma tenda, onde pudemos integrar a criança a esse mundo de sonhos.
No fim da apresentação foram servidas as crianças um lanche, com bolo, doces e pipoca.
Na saída entregamos as crianças lembrancinhas de palhaços feitas com garrafas pet e recheadas de doces.
Bom, a projeto foi um sucesso, no ano seguinte o mesmo projeto foi aplicado, e acabamos fazendo apresentações em outra creche também e lá estava eu de novo, a mãe pedagoga palhaça fazendo parte de mais uma divertida apresentação para as crianças.

Algumas Mágicas Realizadas:
*Adivinhação:
MATERIAL
1. Três quadrados de papel crepom de mesmo tamanho, mas de cores diferentes (10 cm x 10 cm) 
2. Chumbadas pequenas de pesca 
3. Uma moeda pequena 

PREPARAÇÃO
1. Escolha um dos papéis e faça uma bolinha 
2. Com outro pedaço de papel de outra cor, embrulhe a moeda fazendo uma bolinha igual a primeira. 
ATENÇÃO: a moeda deve ser escondida no papel. 
3. Com a última folha de papel embrulhe duas chumbadas fazendo outra bolinha igual as duas primeiras. 
4. Você terá três bolinhas iguais, mas de pesos diferentes. 
5. Guarde na memória a cor das bolinhas relacionando com o peso de cada uma. 


APRESENTAÇÃO
1. Chame alguém da platéia. 
2. Mostre as bolinhas. 
3. Vire de costas e peça para escolher uma delas. 
4. Diga para colocá-la na sua mão. 
5. Concentre-se e sinta o peso da bolinha. 
6. Diga em voz alta coisas que são da mesma cor da bolinha. Crie um suspense. 
7. "Adivinhe" a cor da bolinha. 



DICA

Cuidado para que ninguém descubra o segredo da mágica.



*Caixa Mágica
MATERIAL
1. Uma caixa de fósforos 
2. Dois clipes 
3. Imã pequeno

PREPARAÇÃO
1. Coloque o imã em sua mão. 
2. Coloque os clipes dentro da caixa de fósforos e deixe-os no canto da caixa.
3. Feche a caixa o suficiente para ocultar os clipes. 
4. Coloque a caixa sobre o imã em sua mão fazendo com que os clipes fiquem sobre o imã. 
5. Movimente a caixa para saber se os clipes estão bem presos. Eles não podem fazer barulho.

APRESENTAÇÃO
1. Mostre a caixa semi-aberta em sua mão. 
ATENÇÃO: os clipes e o imã não podem ser vistos.
2. Diga que a caixa está vazia. 
3. Feche a caixa. 
4. Mexa a caixa.
 ATENÇÃO: os clipes não podem fazer barulho. 
5. Ainda mexendo a caixa, faça um passe de mágica ou diga uma palavra mágica e, com os dedos, puxe o imã. Ninguém pode perceber isso. 
6. Os clipes farão barulho como se tivessem aparecido dentro da caixa. 
7. Abra a caixa e mostre os clipes. 
ATENÇÃO: cuidado para ninguém perceber o imã depois de acabar a mágica. 


DICA

Acredite na mágica, só assim você convencerá as pessoas.


Fósforos Obedientes:
MÁGICO:
Alejandro

MATERIAL:
Uma caixa de fósforos com fósforos

PREPARAÇÃO:
1-Separe um palito.
2-Corte-o da largura da caixa de fóforos. Coloque esse palito atravessado sobre os outros palitos na caixa. Feche a caixa.

APRESENTAÇÃO:
- Segure a caixa pelas laterais com os dedos indicador e polegar. Pressione de forma que o fósforo atravessado fique firme sobre os outros. 
- Abra um pouco da caixa e mostre para a platéia, sem mostrar o palito atravessado. 
- Vire a caixa de cabeça para baixo. 
- Abra totalmente a caixa. 
Solte um pouco os dedos quando quiser que os fósforos caiam.



 
DICA:
Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.



*Moeda Irritante:
MATERIAL:
Uma moeda

APRESENTAÇÃO:
1. Mostre a moeda e diga que é uma moeda fantasma.
2. Pegue a moeda com a mão esquerda.
3. Passe para a mão direita.
4. Se apoie na mesa ou balcão com o cotovelo esquerdo. 
5. Passe a moeda no braço esquerdo.
6. Tire a mão do braço e deixe a moeda cair na mesa.
7. Diga que não esta conseguindo se concentrar.
8. Pegue a moeda com a mão esquerda.
9. Quando quiser que a mágica aconteça, faça o movimento de colocar a moeda na mão direita. Com o dedo polegar segure a moeda na palma da mão esquerda.
10. Feche a mão direita
11. Se apoie na mesa com o cotovelo esquerdo.
12. Enquanto estiver passando a mão direita no braço esquerdo, coloque a moeda na nuca de forma que ela não caia. Faça isso sem que percebam.
13. Tire a mão direita do braço esquerdo e mostre que a moeda não está.
14. Diga que a moeda desapareceu graças à mágica.




DICA:
você já sabe! Treino, treino, treino!!!


*Palitos que se afastam
MATERIAL
1. Dois fósforos
2. Uma carga de caneta vazia
3. Tesoura sem ponta

PREPARAÇÃO1. Corte um pedaço de 3 cm de carga da caneta.
2. Coloque um palito em cada extremidade da carga. 
3. Dobre a carga com os palitos ao meio fazendo os palitos ficarem um do lado do outro. 
4. Segure os palitos com os dedos escondendo a carga.
ATENÇÃO: ninguém pode ver a carga.
APRESENTAÇÃO
1. Mostre os palitos e fale do poder da mente.
2. Peça para prestarem atenção nos palitos em sua mão. 
3. Concentre-se e afrouxe aos poucos os dedos.
4. Os palitos vão se afastar graças à mágica.
ATENÇÃO: a carga não pode ser substituída por um canudinho.


DICA

Acredite na mágica. Só assim você convencerá a platéia.



*O Embrulhão
MATERIAL
1. Quatro pares de papéis quadrados de tamanhos e cores diferentes 
2. Moeda 
3. Cola

PREPARAÇÃO
1. Separe quatro papéis, um de cada tamanho. 
2. Dobre o papel menor em três. 
3. Dobre novamente em três, formando um embrulho quadrado. 
4. Faça o mesmo com todos os outros papéis, lembrando que o menor deve caber dentro do maior. 
5. Cole o embrulho dentro do outro. Você terá um embrulhão. 
6. Agora, faça o mesmo com os outros quadrados que sobraram, fazendo um segundo embrulhão, idêntico ao primeiro.
ATENÇÃO: Cole um embrulhão nas costas do outro. 
APRESENTAÇÃO
1. Mostre o embrulhão aberto em sua mão. 
ATENÇÃO: O segundo embrulhão não pode ser visto.
2. Diga que é um embrulhão mágico. 
3. Pegue a moeda e coloque-a no embrulhão. 
4. Feche o embrulhão com calma, faça um suspense para o que vai acontecer. 
5. Pegue o embrulhão, leve-o até sua boca e dê um sopro mágico. 
6. Vire o embrulhão e coloque-o de volta na sua mão. 
ATENÇÃO: O embrulhão de baixo estará com a moeda e não pode ser visto. 
7. Abra o embrulhão. 
8. As pessoas vão pensar que a moeda desapareceu.




DICA

Ao terminar a mágica, cuidado para que não vejam o segredo.