“Quereis cultivar a inteligência de vosso aluno,
então cultivai as forças que ela deve governar
(...) Se o andásseis sempre dirigindo, sempre lhe
dizendo: vai, vem, fica aqui, faz isto, não faças
aquilo. Se vossa cabeça sempre dirigir os seus
braços, a dele se tornará inútil”.
(Jean Jacques Rousseau)


" Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias."

Augusto Cury



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CADERNO MORANGUINHO


.

CADERNOS DE DESENHO DECORADOS




.

LEMBRANCINHA PARA O PROFESSOR





Aviso para maçaneta


Bloquinho

Marcador de livro
.

domingo, 6 de julho de 2008

PLAQUINHA PARA MAÇANETA

.
Às vezes estamos realizando alguma dinâmica na sala de aula e somos interrompidos, quebrando o encanto da atividade. Então fiz essa plaquinha para colocarmos na maçaneta da porta quando estivermos realizando essas atividades..

PIRATA DE PALAVRAS


.
Livro: Pirata de Palavras
Autora: Jussara Braga

- Aguçar a curiosidade explorando o título, ativando conhecimentos prévios e aguçando antecipações de sentido.
- Leitura da história levantando e verificando hipóteses.
- Construção da compreensão global da história, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas.

Pirata de Palavras
Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.
Seus amigos perguntavam:
_ Para que isso, Heitor?
Ele sorria e dizia:
_ Sou Pirata de Palavras!
Ele imaginava criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.
No primeiro dia juntou: amarelo - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.
No segundo dia juntou: caminhão - feijão - balão - algodão - estrada - espada - toalha - medalha.
No terceiro dia juntou: chácara - chuvisco - chapéu - chaveiro - chocolate - xadrez - xarope.
No quarto dia juntou: pássaro - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.
No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! Juntou praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - faqueiro - pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.
No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva... Juntou tesoura - vassoura - panela - capela.
E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias...
Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias...
Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor é Pirata de Aventuras!


- Atividades escritas relacionadas com a compreensão da história e com as palavras que Heitor juntou.
- Confecção do tapa-olho de TNT.
- Seja você também um Pirata de Palavras. Faça como Heitor: anote nessa cadernetinha, palavras que você encontra pelas ruas por onde passa, em revistas que você lê, palavras que você vê na televisão...

A maior parte dos meus alunos estão nos níveis silábico - alfabético e alfabético, então vou sugerir que tipo de palavras irão escrever em cada dia. Exemplo: No primeiro dia vamos escrever somente palavras com rr. E no dia seguinte trabalharemos estas palavras em jogos e brincadeiras.

MARCADOR DE PÁGINA DE CARRINHO


.

Os alunos que mereceram receber a cor verde em todas as semanas do mês de agosto no gráfico "De olho nas atitudes da turma 101", receberam esse presente. Esses presentes são um grande incentivo para que os alunos procurem melhor suas atitudes. 

LEMBRANCINHAS DE PALHAÇO


.
Enfeites para mesa e para bandeja de doces


Kit para colorir


Ponteiras para lápis

Sacolinha Surpresa 

Convite 

Prendedores