“Quereis cultivar a inteligência de vosso aluno,
então cultivai as forças que ela deve governar
(...) Se o andásseis sempre dirigindo, sempre lhe
dizendo: vai, vem, fica aqui, faz isto, não faças
aquilo. Se vossa cabeça sempre dirigir os seus
braços, a dele se tornará inútil”.
(Jean Jacques Rousseau)


" Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias."

Augusto Cury



quarta-feira, 20 de abril de 2011

A caixa que vira uma história







A caixa que vira uma história


Etapas da atividade

1. O professor faz a roda com a caixa no colo, fecha os olhos e retira um objeto;
2. Começa a contar a história, retira um objeto do saco/caixa e inclui na narrativa, ex: era uma vez, um lápis (objeto retirado) mágico que colocava palavras na boca das pessoas...;
3. Para a história e entrega a caixa para um aluno, que deve continuar de onde a professora parou, inserindo na história o objeto que tirar da caixa;
4. A história deve acabar no último aluno da roda.

Ao final, caso o professor tenha gravado, ele pode mostrar para os alunos o registro da brincadeira.

Essa atividade pode ser repetida com os alunos, para que eles possam desenvolver o raciocínio. A primeira tentativa geralmente resulta em histórias desconexas, mas com o tempo os alunos passam a ouvir o colega e a desenvolver melhor o raciocínio.

OBS:  RETIRADO DA NET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário