“Quereis cultivar a inteligência de vosso aluno,
então cultivai as forças que ela deve governar
(...) Se o andásseis sempre dirigindo, sempre lhe
dizendo: vai, vem, fica aqui, faz isto, não faças
aquilo. Se vossa cabeça sempre dirigir os seus
braços, a dele se tornará inútil”.
(Jean Jacques Rousseau)


" Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias."

Augusto Cury



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CAIXAS SURPRESAS






Estas caixas, fiz a pedido de minha coordenadora, são caixas de sapato, pintei com tinta para artesanato, forrei com feltro, e fiz a decoração com retalhos de tecidos, lãs e feltro.

Elas serão utilizadas como caixas supresas:
CAIXA SURPRESA:
O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"
- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.
- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa
- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.

As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.
(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )

Um comentário: